Lançamento A menina que adora perguntar

Uma receita de paz
dezembro 5, 2018
Biografia do locutor Asa Branca na Folha de SP
março 25, 2019

O Quintal Food Park, em São José do Rio Preto, foi o local escolhido para o lançamento do livro “A menina que adora perguntar”, vencedor da edição de 2018 do Prêmio Nelson Seixas, na categoria literatura.

A obra, que será lançada no dia 16 de janeiro, a partir das 19h30, marca a estreia do escritor Raul Marques na literatura infantil. Esse é o décimo livro de sua carreira. O projeto é especial, uma vez que o texto foi inspirado em seus filhos, Isabela e João Pedro.

Antes mesmo de ser publicado, o livro já colheu alguns frutos. Em 2018, foi finalista do Prêmio Off-Flip de Literatura, realizado como uma das atividades paralelas da Feira Literária Internacional de Paraty, na categoria infanto-juvenil.

Já o Prêmio Nelson Seixas é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A obra, portanto, será publicada graças ao programa de fomento cultural da Prefeitura de São José do Rio Preto.

Como contrapartida ao apoio da secretaria, serão realizados lançamentos em lugares públicos, cinco sessões de contação de história com a artista Con Lopes em instituições de ensino e a doação de exemplares para todas as bibliotecas públicas da cidade.

‘A Menina que Adora Perguntar’ mostra de forma lúdica, poética e sensível uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil. Quando a criança percebe o tamanho, a beleza e a vastidão de tudo que a cerca, as perguntas não param de aparecer.

É um momento especial, de descoberta, de aprendizado, de saber o nome certo das coisas e de buscar informação. Nessa etapa, Bela, a personagem central, quer saber a origem de tudo, desde as fases da lua até quem inventou o pão. O livro tem 40 páginas e foi ilustrado por Vanessa Alexandre.

Apresentação de Ignácio de Loyola Brandão

“Sem perguntar não ficamos sabendo de tudo. Não deciframos a vida, as pessoas, as coisas, os objetos, os mistérios.
Foi meu avô quem me disse um dia: Pergunte, Ignácio, pergunte, que assim você vai para a frente, resolve sua vida.
Se a gente não perguntar a uma mulher: Você me ama? Como fica nossa vida?
Lembro até hoje a primeira pergunta que fiz para minha professora no curso fundamental: Quem é o pai de Deus?
Ela não respondeu, mas até hoje continuo perguntando. Um dia saberei, porque alguém deve saber.
Escrevendo, Raul, nós descobrimos que a pergunta: o que é a vida tem resposta.
Este seu livro é um dos mais agradáveis, gostosos, intrigantes, provocantes. E bem humorados. Humor é necessário para enfrentar a vida.
Passamos a vida a indagar: Quem sou eu? O que faço no mundo?
Com este livro, você entra para o grupo dos que começam muitíssimo bem, porque é uma delícia te ler”.

 O autor

Filho de comerciantes, Raul Marques nasceu em São Paulo em 1980 e mora no Interior paulista desde 1999. É jornalista por formação. Durante 12 anos, trabalhou no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. Ocupou cargos como repórter, chefe de reportagem e repórter-especial.

Visitou o Haiti em 2009. A viagem rendeu a publicação de um caderno especial sobre a Guerra Civil no país caribenho, com 16 páginas e um prêmio regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

Escreveu mais de 500 reportagens – a maioria focada em contar a história de gente simples, especial e que faz a diferença no mundo.

Desde 2016, dedica-se exclusivamente aos livros.

Sua produção se divide em duas vertentes. De um lado, há o material autoral, em campos como poesia e crônica. Do outro, obras para empresas e biografias.

É casado com a jornalista Mariana Daher, pai da Isabela e do João Pedro. Gosta de escrever sobre gente, história e curiosidades.

Lançamento do livro “A menina que adora perguntar”

Dia 16/01/2019, 19h30

Quintal Food Park – Rua Presciliano Pinto, 2399, Boa Vista

Contato do autor: (17) 99621-4648